contato@rzturismo.com.br (51) 2797 0434 (48) 3254 4035     (11) 4063 3940     (41) 4063 9644     (21) 4063 5153     (48) 99170 3421

Os 6 animais mais famosos da Patagônia.

A Patagônia é uma região que abrange o território do sul da Argentina e do Chile, sendo bem próxima da Antártida. Apesar de ser uma região bastante fria e com vento, a vida selvagem sem mantém presente.

Existem diversas espécies de animais que conseguiram se adaptar e sobreviver aos frios extremos da região.

Neste post blog vamos conhecer alguns dos animais selvagens mais famosos da Patagônia, vamos lá? 🙂

Baleia Franca Austral

Um dos animais que mais representa a região, é a baleia franca austral.

A baleia franca austral é conhecida por sua bela cauda que pode medir até 15 metros e pesar 40 toneladas. 

Você pode visitá-la na Península Valdés, um santuário animal que recebe estas baleias durante os meses de setembro a novembro, onde ocorre o acasalamento e serve de abrigo para os filhotes.

Existe ainda a possibilidade de vê-la em Ushuaia, na mesma época, que é na estação da primavera. As baleias costumam aparecer e dar um “alô” para os turistas durante alguns passeios de navegação, como é o caso da Navegação Canal Beagle. Demais né?

Lobos Marinhos

Os lobos marinhos são mamíferos aquáticos, possuem a pelugem castanho-escuro e podem pesar até 400 kg. Estes animais vivem entre 30 a 40 anos e se alimentam de peixes. As fêmeas ganham filhotes entre os meses de maio a novembro, e só engravidam a cada 2 anos.

Seu habitat natural são as ilhas patagônicas, você pode encontrá-los na ilha dos lobos em Ushuaia, realizando a navegação Canal Beagle. Já na Península Valdés, o santuário animal, também abriga os lobos marinhos.

Pinguins

Os pinguins de Magalhães vivem nas costas e ilhas patagônicas. Possuem o corpo preto e branco e alimentam-se de peixes e crustáceos.
Estes animais vivem em colônias, e o casal de pinguins constrói o ninho e vive juntos até o final de sua vida. As ilhas na patagônia são usadas como abrigo para os pinguins construir seus ninhos.

A Ilha Martillo em Ushuaia, recebe pinguins em todas as épocas do ano, inclusive alguns deles não vão mais embora da ilha, você pode conhecê-los realizando a navegação Canal Beagle.

Já a Península Valdés, possui uma pinguinera, conhecida como Punta Tombo, que abriga mais de 400 mil casais de pinguins nos meses de acasalamento, entre setembro a abril.

Guanacos

Os Guanacos, são uma espécie de lhama com pouco pelo e que passeia em bandos pelas planícies e cordilheiras austrais. Estes animais vivem soltos e em lugares altos, para eles não existem estradas nem cercas.

Eles podem ser encontrados em diversas regiões da Patagônia, mas com mais facilidade no Parque Nacional Torres del Paine.

Castores

Os castores apesar de parecerem fofinhos, são responsáveis por diversas catástrofes na natureza, como o derrubamento de árvores para construir suas castoreiras.

Segundo a história, a Patagônia não é o habitat natural destes animais. Há cerca de 70 anos, os castores foram trazidos para a Patagônia, com o intuito de utilizar suas peles para criar roupas quentes durante o inverno.

Entretanto, os animais se reproduziram muito rápido e se tornaram, como alguns dizem, uma “praga” para a região. Você pode conhecer estes animais em alguns trekkings de Ushuaia, para fazer a avistagem dos castores e conhecer suas castoreiras.

Puma

Considerado o maior felino do Chile, os pumas estão no topo da cadeia alimentar da Patagônia, sendo o seu principal alimento, os guanacos.

Geralmente ele habita lugares montanhosos, que é onde encontra refúgio entre as rochas e pode se esconder para caçar, o que torna o Parque Nacional Torres del Paine o ambiente ideal. 

Por ser um animal bem solitário, é difícil avistá-lo, apenas a longas distâncias. O macho pesa cerca de 60 a 100 kg e a fêmea até 50 kg.

E ai, qual destes animais você mais gostou? Não deixe de conhecer sobre a fauna e flora da região da Patagônia!

About the Author
Estamos online
Entre em contato agora mesmo