contato@rzturismo.com.br (51) 2797 0434 (48) 3254 4035     (11) 4063 3940     (41) 4063 9644     (21) 4063 5153     (48) 99170 3421

Por que Ushuaia é conhecida como a Terra do Fogo?

Muitas pessoas sabem que a cidade de Ushuaia é conhecida como à Terra do Fogo, mas você sabe de onde surgiu esse nome?

Hoje vamos conhecer a história dos primeiros nativos de Ushuaia e como tudo começou!

Os primeiros habitantes de Ushuaia, foram três tribos de índios: Shelknam ao norte da ilha da Terra do Fogo, o Haush no extremo norte da ilha e Yámans ao sul.

Os Shelknam, que ficavam ao norte da ilha, eram subdivididos entre a Parika, que vivia entre o Estreito de Magalhães e o Rio Grande, e a Hershka, que vivia entre o Rio Grande até as montanhas do sul

Eles eram grupos nômades, por isso, tinham lares temporários e fáceis de serem construídos. Suas habilidades eram confeccionar arcos e flechas usados para caçar.

Já os Haush, ficavam ao leste da ilha, conhecida hoje como a Península Mitre.  Este povo é o menos conhecido pelos turistas, eles tinham certa semelhança com os Shelknam, usando sempre mantas de couro para se aquecer.

Os Yámanas, também conhecidos como Yagán, viviam ao sul da ilha entre o Canal de Beagle até o Cabo Horn. Esse povo vivia em temperaturas negativas, e por ser mais ao sul, o clima era ainda mais rigoroso, e mesmo assim eles andavam desnudos. De alguma maneira, o corpo se adaptou, o metabolismo ficou mais ativo, gerando mais calor, mas necessitando de mais alimentos.

Como eram um povo marinho, eles fabricavam canoas feitas com casca de árvore para pescar seus alimentos como, peixes, frutos do mar, pássaros, etc. Porém, com o frio, eles precisavam fazer fogueiras para se aquecer até mesmo dentro das canoas.

Foram exatamente essas fogueiras, que os índios utilizavam para se aquecer, que chamaram a atenção do navegador Fernão de Magalhães, quando fez a passagem pelo mar, por isso ele nomeou Ushuaia como a Terra do Fogo.

Existe um passeio bem legal para conhecer mais sobre a história desses três povos indígenas. É um museu de cera chamado de A História Fueguina, ele fica localizado na Avenida San Martin, a rua principal de Ushuaia. 

E ai, gostou de aprender um pouco mais sobre a história da Terra do Fogo? Aproveite para conhecer um pouco mais sobre Ushuaia, explorando o nosso site.

About the Author
Estamos online
Entre em contato agora mesmo