USHUAIA
PONTOS TURÍSTICOS

COMO ESPECIALISTAS NO ASSUNTO
Trouxemos os principais pontos turísticos de Ushuaia para ajudar no planejamento da sua próxima viagem!
GLACIAL MARTIAL
O Glaciar Martial é um dos pontos turísticos em Ushuaia que oferece vistas incríveis da cidade e do Canal de Beagle. A trilha até o topo é um passeio imperdível para quem curte natureza e aventura — e no inverno, o local se transforma em um centro para esportes na neve.
Durante os meses de inverno, no monte Glaciar Martial funciona um Centro de Esqui. Do teleférico, tem-se vista para o Glaciar, Ushuaia e Canal de Beagle.
Dado curioso: a 7 km da cidade constitui a fonte de água potável mais importante de Ushuaia.


PARQUE NACIONAL LAPATIA
Criado em 1960 para proteger a porção mais austral de bosques subantárticos e localizado dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo, o setor Lapataia é famoso por suas trilhas, lagos e paisagens intocadas.
No parque é possível caminhar atrás do Canal de Beagle, pela Bahía Ensenada. A outra via de acesso é pela Bahía Lapataia, a mais utilizada pelos turistas. Ele fica a 18km de Ushuaia e é lá que termina a mítica Rota 3, marcando o “fim do mundo” oficial e encantando visitantes com cenários de tirar o fôlego.
CUEVAS DEL ALVEAR
As Cuevas del Alvear são formações de gelo e cavernas naturais pouco exploradas, cercadas por bosques nevados e paisagens surreais.
Localizado a 26 km de Ushuaia, é um dos cerros mais emblemáticos dos Andes Fueguinos, por ser uma das elevações de maior altura da parte argentina e por que o seu cume é quase plano, coroado de gel e neve durante o ano todo.
Apesar de próximo a cidade, é um lugar agreste e solitário, que guarda muitas surpresas, como guanacos em bandos, condores e o zorro colorado. Por isso, se torna um passeio único para quem quer fugir do comum e se conectar com o lado mais selvagem da Patagônia!


PARQUE NACIONAL
TERRA DO FOGO
O Parque Nacional da Terra do Fogo é um dos principais pontos turísticos em Ushuaia, principalmente porque é o mais austral do continente, com 63 mil hectares.
Ocupando 6 km do Canal de Beagle e fazendo divisa da Argentina com o Chile, o parque fica a 11 km de Ushuaia, é o único do país que possui costas para o mar.
O parque tem admiráveis vistas de lagos, florestas e turfeiras para todos os amantes da natureza. A fauna é composta de guanacos, raposas vermelhas, castores canadenses e coelhos.
Com florestas, montanhas, lagos e rios cristalinos, é o cenário ideal para trilhas leves ou mais intensas, podendo realizar atividades como o trekking e passeios de caiaque pelo Rio Lapataia, de águas calmas e cristalinas.




MUSEU DO FIM DO MUNDO
O Museu do Fim do Mundo foi construído por Manuel Fernandéz, em 1903, e fica situado no centro de Ushuaia.
O local guarda a história da região, dos povos indígenas aos primeiros exploradores. Entre 1911 e 1978, foi sede do Banco Nacional Argentino. Desde 1979 funciona como museu e é dedicado aos povos indígenas, a natureza, a história local e aos naufrágios ocorridos nas proximidades da cidade.
É uma parada cultural que complementa perfeitamente a experiência no extremo sul do planeta.


LAGO FAGNANO
O imenso Lago Fagnano, também conhecido como Lago Kami, é um dos maiores da Patagônia. Ele está localizado a 100 km ao norte de Ushuaia, é dividido entre a Argentina e o Chile.
Era chamado de “descanso do horizonte” pelos nativos, porque a linha imaginária do horizonte onde está a Cordilheira dos Andes é interrompida pela linha formada pela superfície do lago.
É um espelho d’agua impressionante, com tons azuis refletindo montanhas e florestas, criando uma paisagem de pura paz. É ideal para fotos, meditação, caminhadas e contemplação - a conexão entre você e a natureza.
CURIOSIDADE: É reconhecido internacionalmente pela pesca de truta e salmão.
TREM DO FIM DO MUNDO
O famoso Trem do Fim do Mundo percorre um trajeto histórico que corta o Parque Nacional da Terra do Fogo.
Antigamente, os presidiários eram transportados de trem para fornecer lenha à população. Hoje, o trem é utilizado para resgatar a história da Patagônia.
O ponto de partida do passeio histórico é a Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 km de Ushuaia. Durante o trajeto, são vistas florestas antigas, turfeiras, rios e a reconstrução de um assentamento nativo.
Faz-se uma parada na Cascata Macarena e a última parte do passeio é feita dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo.
É um dos passeios mais procurados pelos turistas, sendo uma viagem encantadora, com paisagens naturais e narrativas sobre a história da região.






CANAL BEAGLE
Um dos pontos turísticos em Ushuaia mais procurados, o Canal Beagle separa as ilhas do extremo sul do continente da Terra do Fogo, no extremo da América do Sul. Marca também a fronteira entre o Chile e a Argentina.
Pode ser explorado em passeios de barco, partindo do Porto de Ushuaia e navegando pela região com várias ilhas pelo caminho, como a Ilhas dos Pássaros, Alicia, Bridges e Redonda.
Preferencialmente no verão se chega a Estância Harberton, onde viveu o primeiro homem branco na Terra do Fogo.
CURIOSIDADE: É possível avistar grupos de lobos marinhos, pinguins, cormoranes e outras aves marinhas.
LAGO ESCONDIDO E PASO GARIBALDI
O mirante Paso Garibaldi oferece uma das vistas mais espetaculares de Ushuaia: o Lago Escondido, cercado por montanhas. Localizado a 60 km de Ushuaia, encravado na cordilheira, ao pé do Paso Garibaldi e proporcionando uma paisagem impressionante.
Para se chegar até ele, são percorridos 36 km de um caminho composto de pedras roladas. Ao chegar na região do lago, pode-se fazer caminhadas pelas montanhas e pescar.
O contraste entre o azul da água e o verde da vegetação impressiona em qualquer época do ano!
